A Moção foi apresentada pela Deputada Estadual Mara Caseiro datada de 21 de março de 2023 que traz a homenagem a ex-presidentes da União dos Dirigentes Municipais em Educação de Mato Grosso do Sul (Undime).
A Undime é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 1986 e com sede em Brasília/DF.
Podemos ver no corpo do texto da moção redigida, muita satisfação e orgulho dos representantes do estado de Mato Grosso do Sul que passaram pela gestão.
Em um dos trechos lê-se:
“A missão de articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública, sob a responsabilidade dos municípios do nosso Estado com qualidade social, aprimoramento profissional, busca incessante de elevação ética e compromisso social com a comunidade escolar é tarefa da mais alta complexidade, motivo pelo qual a escolha de pessoas capazes, proativas e idôneas foi determinante para que tais objetivos fossem alcançados.“
Os representantes são escolhidos após análise criteriosa de perfis pautados no compromisso com a educação e eleitos. Veja informações do estatuto da UNDIME aqui.
“O fechamento da Moção é algo emocionante! Ser reconhecida desta forma me faz crer que estou no caminho certo, que eu escolhi. Eu vivo a educação, a minha paixão é a educação” comentou a vereadora Kalícia de Brito.
No ano de 2021 a vereadora Kalícia de Brito recebeu uma homenagem da Undime/MS por meio de seu atual presidente, o professor Guerino Perius, atual Secretário Municipal de Educação do município de Chapadão do Sul. À época, o gestor comentou que: “A Kalícia é um exemplo de força e magnitude. Sempre com disposição e diálogo. Muito aprendemos nesses anos que trabalhamos juntos à frente da Undime.”
Fechamento da Moção: “A boa educação é a base de sociedades desenvolvidas. Saber que nosso Estado possui representantes com qualidades singulares como os ex-presidentes aqui congratulados nos orgulham, mas também nos tranquilizam, já que o caminho de uma educação de qualidade já foi pavimentado por aqueles que ocuparam a direção desta importante entidade.“
A Undime é constituída por Dirigentes Municipais de Educação (DME) em exercício. Isto é, aqueles que exercem a função de secretário municipal de educação. Esses são os membros natos. Os membros efetivos são aqueles inscritos na seccional da Undime em seu estado. Há, também, os membros solidários (Ex-Dirigentes Municipais de Educação); e os membros honorários (pessoas que tenham, reconhecidamente, colaborado para o aprimoramento da educação pública municipal).
Suas deliberações são tomadas por meio das seguintes instâncias: Fórum Nacional; Conselho Nacional de Representantes; diretoria executiva e Conselho Fiscal.
Em cada estado, os DME se organizam em seccionais da Undime, as quais podem se subdividir em microrregionais, para intensificar a comunicação e acelerar processos de mobilização. Além de promover as ações da Undime, as seccionais devem trabalhar de forma articulada com os princípios e as diretrizes da nacional.