Desde o ano de 2014, o Projeto Casamento Comunitário é realizado no município e é considerado de relevante valor social e moral. De 2014 à 2019 foram realizadas a união ao todo de 70 casais. Os eventos foram realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social/SEMAS em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social/CRAS.
A quarta edição em 2021, foi realizada na última sexta-feira (03) com o objetivo de atender o maior número de casais possíveis. Mais 20 casais puderam realizar o sonho de regularizar suas situações matrimoniais. Em 2021 muitas famílias sofreram os efeitos socioeconômicos da pandemia de Covid-19, e em busca de amenizar essa situação, o poder público oferece algumas alternativas para que todos tenham o direito de realizar este sonho, sem a necessidade de investir um dinheiro pesado para ratificar o amor, independentemente da situação financeira.
O casamento permite que qualquer casal tenha uma vida regular perante a lei. Os casamentos comunitários celebram a união matrimonial com oferta do direito de se casar para todos e garante mais cidadania, facilitando o acesso àquelas pessoas que não têm condições de custear o processo de casamento.
A cerimônia religiosa foi comandada pelo Pastor Weslley Fernandes de Assis, a regularização civil ficou a cargo da Defensoria Pública sem ônus para os casais, realizada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social, Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, Defensoria Pública e empresas parceiras.
A cerimônia contou com a presença da Vereadora Kalícia de Brito, do vice-prefeito Valdecir Malacarne, dos vereadores Fernando Rocha, Suelen Pascoal e Vagner Trindade.
Estiveram presentes ainda, os secretários Roberto Emilianni Junior, Osana Nogueira Ramos e a presidente da FUNSAÚDE Michele Paupério.