Últimas notícias

Dia do Movimento pela Paz nas Escolas

A data é utilizada como referência para as pessoas que aterrorizam os espaços educacionais

Paz nas escolas! A Educação, as famílias, pedem paz! 🕊️
Movimento 20 de abril.

O Movimento 20 de abril de Paz nas Escolas nasceu há pouco tempo, após os episódios de violências e o aumento da disseminação de conteúdos relacionados ao discurso de ódio e de agressividade nas redes sociais.

O dia escolhido relembra o Massacre de Columbine que foi um massacre escolar que ocorreu em 20 de abril de 1999, na Columbine High School, em Columbine, uma área não incorporada de Jefferson County, no Colorado, Estados Unidos. Os autores do crime, os alunos seniores Eric Harris e Dylan Klebold, mataram 12 alunos e um professor. Eles também feriram outras 21 pessoas, e mais outras três ficaram feridas enquanto tentavam fugir da escola. Depois de trocarem tiros com policiais respondentes, a dupla cometeu suicídio na biblioteca da escola.

Nesta quinta-feira, 20 de abril de 2023, o governo federal lança a campanha “Tamo junto pela paz nas escolas”, para sensibilizar a sociedade para a promoção de um ambiente escolar de paz. Governos estaduais e municipais serão convidados a participar desse movimento. O Ministério da Educação (MEC) publicou a cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”.

O movimento pela paz conta com o uso das hashtags #BrasilUnidoPelaPaz e #EscolaSegura e chama a atenção para que, com a união de todas as pessoas, o país consiga superar esse período de insegurança, após os episódios de violências e o aumento da disseminação de conteúdos relacionados ao discurso de ódio e de agressividade. Entre as ações integradas iniciadas pelo governo federal está a Operação Escola Segura, que atua com ações preventivas e repressivas 24 horas por dia e não tem data para acabar.

Em São Gabriel do Oeste, as escolas fizeram mobilizações em alusão ao dia. Confira nas fotos algumas escolas.

Cartilha

A cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar” foi publicada nesta quarta-feira, em formato digital, e visa orientar a comunidade escolar, incluindo estudantes; familiares e responsáveis; profissionais da educação, gestores e conselheiros; profissionais de saúde mental, de proteção e de assistência social; policiais da ronda escolar, pessoal de resposta a emergências, profissionais de segurança; entre outros.

A publicação faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), coordenado pelo MEC, para o desenvolvimento de medidas preventivas e imediatas de proteção do ambiente escolar. O objetivo da cartilha é dar mais eficácia aos programas de prevenção, intervenção e posvenção de atos de violência nas escolas, institutos federais, universidades e em outras instituições de educação.

O documento apresenta orientações distintas para os entes federados, para as redes e instituições de ensino. Também informa os canais de denúncias criados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Operação Escola Segura, iniciada em 6 de abril; e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que disponibilizou um número de WhatsApp exclusivo para denúncias, além do Disque 100.

Acesse o canal para denúncias:

Canal de denúncias escola segura

Texto: Assessoria de Comunicação Social do MEC

Fotos: Divulgação Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *